São Pedro da Aldeia está prestes a dar mais um passo importante no campo turístico e educacional. O município está elegível para ser credenciado como membro do Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e receberá uma comitiva da instituição neste mês de julho para avaliação.
A cidade faz parte da iniciativa Geoparques Costões e Lagunas, um patrimônio geológico que abrange áreas de interesse científico, didático-pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico, ecológico e geológico. Na oportunidade, a comitiva conhecerá dois locais estratégicos: parte da Trilha dos Cardeiros e a Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Baleia.
A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, destacou a importância da elegibilidade do município. “Essa é uma busca pelo reconhecimento internacional do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro com a busca incansável pela chancela da Unesco, onde nosso município está inserido nesse território. É uma grande honra e uma oportunidade de desenvolvermos um trabalho voltado não só especificamente para os estudiosos como também para o visitante comum”, disse.
Vale destacar que a região proposta para o Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro compreende área com evolução geológica singular envolvendo mais de 2 bilhões de anos de história geológica e afloramentos, incluindo vestígios arqueológicos e sítios de interesse histórico/cultural. O Geoparque é composto por 16 municípios, incluindo São Pedro da Aldeia.