Teve início em Búzios a campanha Agosto Lilás, que busca conscientizar e combater a violência contra a mulher. A iniciativa tem como foco sensibilizar a população sobre a importância de prevenir e enfrentar a violência doméstica e familiar, além de promover a Lei Maria da Penha, que completa 18 anos em 2024.
As atividades começaram em 1º de agosto com a iluminação de prédios públicos na cor lilás, marcando o início da campanha. No dia seguinte, foi realizada uma capacitação para o atendimento de imigrantes e refugiados.
Nesta terça-feira (6), está programado o encontro “Empoderamento no Turismo”. Na quarta (7), a Secretaria de Estado da Mulher da cidade assinará a Carta Compromisso em defesa das meninas e mulheres no Rio de Janeiro, e o Conselho dos Direitos da Mulher se reunirá na quinta-feira (8).
O calendário de atividades também inclui rodas de conversa e ações para promover o empoderamento feminino. No dia 14, haverá uma Roda de Conversa no Grupo BZ, seguida por uma aula experimental de surf chamada “Na onda delas”. Em 15 de agosto, o CRAS Cem Braças sediará a roda de conversa “Conversas de Empoderamento” às 14h.
No dia 20, será realizado o Fórum Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres. O CRAS Rasa receberá outra edição das “Conversas de Empoderamento” no dia 21, às 9h. As rodas de conversa também ocorrerão na Casa da Mulher Buziana no dia 23 e no CRAS José Gonçalves no dia 29, ambas às 14h.
Em 26 de agosto, haverá uma capacitação sobre “Proteção à Mulher e o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência”. O encerramento das atividades está programado para o dia 30, com a inauguração da Casa da Mulher Buziana Marta dos Santos Almeida, em Cem Braças, às 18h.