O projeto Práticas Educativas Inovadoras, da GNA em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Secretaria Municipal de Educação de São João da Barra, premiou na quinta-feira, 29, com três notebooks a Escola Municipal Amaro de Souza Paes, em Grussaí, e com dois notebooks a Escola Municipal João Flávio Batista, em Cajueiro. A entrega de dois notebooks para o Centro Municipal de Educação Avançado (Cmea I), em Mato Escuro, acontecerá na próxima semana.
A premiação foi oriunda de uma gincana, entre 13 escolas do Ensino Fundamental II, que marcou a conclusão do projeto. Cada professor em formação no projeto representou a sua escola e a finalidade da dinâmica foi somar o maior número de planos de aula elaborados na Plataforma Práticas Educativas Inovadoras, fruto de mais uma inovação do projeto, que visa o compartilhamento de planos de aulas entre os professores por meio de uma aprendizagem colaborativa e em rede.
“Esses notebooks terão uma grande serventia em nossa escola, pois contribuirá no dia a dia dos professores, que poderão utilizar os equipamentos e a plataforma de forma individualizada nos horários de planejamento das aulas, para pesquisas e avaliações”, declarou a diretora da Escola Municipal João Flávio Batista, Soraya Machado.
Antecedendo a entrega dos notebooks houve a certificação dos professores das escolas premiadas que concluíram o curso Formação Inicial e Continuada – Práticas de Ensino Inovadoras para a Educação: Um Novo Olhar para as Sequências Didáticas como Proposta Metodológica Enriquecedora para o Processo Ensino-aprendizagem.
O objetivo da plataforma é construir o conhecimento em grupo, possibilitando a adaptação e o aperfeiçoamento a cada novo saber e facilitar a gestão do tempo na organização das aulas. A ferramenta conta com conteúdos mais completos e de qualidade.
O acesso é gratuito e a gestão é da Secretaria Municipal de Educação. O projeto Práticas Educativas Inovadoras busca apoiar, por meio de soluções transformadoras, as instituições educacionais do município sanjoanense.
A formação em novas metodologias ativas de ensino visa acompanhar o interesse da nova geração por inovação, comunicação e diversidade. A ação é fruto da estratégia de investimento social da GNA, que busca contribuir para o desenvolvimento sustentável e gerar valor compartilhado, participando ativamente dos desafios sociais locais.
A iniciativa apresentou outras práticas pedagógicas centradas no estudante e no ambiente em que vive, possibilitando processos de aprendizagem mais interativos, criativos e alinhados aos interesses da turma.
A formatura do projeto Práticas Educativas Inovadoras contou com a participação de 18 professores do Ensino Fundamental II. Estiveram presentes na entrega dos notebooks a assistente de responsabilidade social, Carolina Correa, e a analista ambiental, Jéssica Neves, ambas da GNA, a coordenadora de Ciência da Secretaria Municipal de Educação, Aline Marcelino, além de professores e diretores de escolas.