Implementado em São João da Barra pela Secretaria Municipal de Educação desde outubro de 2023, a partir da Creche Municipal Maria da Conceição dos Santos Campos, na localidade de Roças Velhas, o programa Primeiros Socorros na Escola completou um ano nesta quinta-feira, 17, com abrangência em todas as 39 unidades da rede municipal. Nesse período, cerca de 800 profissionais, entre equipes de apoio e pedagógica e professores passaram pelo treinamento, que segue em formação e atualização, se estendendo também aos profissionais do Centro Terapêutico Pedro Machado.
O programa, criado por Lei Federal e regulamentado em São João da Barra pela Lei Municipal 1063/2023, que institui o Programa Municipal de Capacitação e Noções Básicas a Professores e Funcionários da rede pública e privada, tem como proposta assegurar a pronta resposta em casos de emergência à saúde e aos cuidados básicos dos alunos. Os profissionais passam por um curso de oito horas, no qual aprendem a agir de forma correta no primeiro momento de um incidente.
Entre os exemplos aos quais os profissionais de unidades escolares podem se deparar e que podem salvar vidas são: manobras de desengasgo e uma compressão cardíaca, reconhecimento de primeiros sintomas de desmaio e conseguir preveni-lo, aprender a manusear e estabilizar o paciente até a chegada do socorro para a transferência ao hospital, quando necessário, além de queda, corte, febre, reação alérgica, choque, queimadura, intoxicação e sufocamento.
– Também contamos com a parte de primeiros socorros psicológicos, na qual ensinamos técnicas de respiração e métodos de abordagem para que os profissionais consigam atuar em situações de ansiedade e estresse, acalmando e tranquilizando os alunos. São conhecimentos que transcendem o ambiente escolar, sendo úteis no dia a dia, em momentos de lazer em família desses profissionais à medida que saberão e poderão atuar corretamente em casos de urgência e emergência – explica o agente da Guarda Civil Municipal Pedro Mattheus Bento, que, junto com a fisioterapeuta intensivista da Secretaria Municipal de Saúde, Karla Renata Brito, coordena e é instrutor do Programa Primeiros Socorros na Escola na rede municipal em São João da Barra.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a importância do programa desenvolvido em 100% das unidades de ensino municipais em São João da Barra. Segundo a entidade, somente em 2023 foram no país mais de 2 mil casos de morte por asfixia mecânica (engasgo) que poderiam ter sido evitadas com o conhecimento das manobras de desengasgo. Além disso, foram mais de 400 mil casos de morte por problemas cardíacos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Muitos desses casos entram em Parada Cardiovascular (PCR), que também é possível ser atendido com o conteúdo de Suporte Básico de Vida, ensinado pelo programa, de como realizar as manobras de reanimação até a chegada do socorro avançado, o que pode ser a diferença entre a vida e a morte.
– O Programa de Primeiros Socorros na Escola tem uma importância imensa para os profissionais da Educação, pois eles lidam diariamente com nossas crianças e adolescentes. É uma iniciativa que nos dá tranquilidade quanto a um ambiente escolar mais seguro e apto a atender diversas situações de urgência e emergência com conhecimento, presteza e agilidade – destacou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.