Alunos da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia e assistidos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) participaram do projeto “Saúde e Meio Ambiente sob tendas”, que integra o programa de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento reuniu alunos, professores, profissionais de saúde e empresas em um espaço dedicado a discutir e promover a importância da relação entre saúde e meio ambiente. A programação contou com diversas mostras, jogos, exposições e atividades práticas que visavam conscientizar o público sobre os impactos que o meio ambiente tem na saúde e vice-versa.
Estudantes do 9º ano das Escolas Municipais Professora Dulcinda Jotta Mendes (São João), Maria da Glória dos Santos Motta (Praia Linda), Vidal de Negreiros (Alecrim) do Retiro e da Escola Municipal de Educação Especial (EMESPP), além do Colégio Estadual Nobu Yamagata e assistidos do CAPS, participaram do evento na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro.
O aluno Cauã Moreira Rodrigues, da Escola Municipalizada Retiro, foi um dos participantes. “Eu achei muito bacana, com assuntos interessantes, reforçando aquilo que aprendemos na escola. Uma das coisas de que mais gostei foi poder ver as larvas do mosquito da dengue através do telescópio. Pretendo passar o que aprendi aqui para outras pessoas”, comentou.
Estudantes surdos da EMESPP também puderam acompanhar a exposição. “É sempre importante que nossos alunos participem desses momentos para que eles vejam novas possibilidades, sempre acompanhados de intérprete para que a interação aconteça de forma efetiva. Pelo comportamento deles, com certeza, gostaram muito do que viram”, afirmou a professora do ensino fundamental, Ana Claudia de Sá Siqueira.
O evento foi uma promoção conjunta da Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e contou, ainda, com a presença da Faculdade UNOPAR e da Concessionária Enel.
A coordenadora do NEPS, Eduarda Cardoso, fez um balanço das atividades. “O evento proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, despertando o interesse pela área científica e estimulando a curiosidade sobre temas fundamentais, como sustentabilidade, cuidados com o meio ambiente e saúde. Ao longo da atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar elementos químicos e anatômicos, além de desenvolverem habilidades artísticas, motoras e sensoriais. Gostaria de expressar minha profunda gratidão à parceria com a UFF, por meio do projeto “Ciências sob Tendas”, à ENEL, à Educação Ambiental, com o apoio das professoras Thatiana e Tereza, e à equipe da Bandeira Azul, que tornaram possível essa vivência educativa e transformadora para nossos alunos”, declarou.