Orientadores educacionais compartilham projetos de boas práticas nas escolas

SJB

O trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2024 pela orientadora educacional Tatiane Cruz na Creche Municipal Saul de Oliveira e Silva foi o grande destaque dentre os projetos realizados pelos 60 profissionais da rede municipal de ensino de São João da Barra. O anúncio dos trabalhos vencedores e a premiação ocorreram na tarde dessa terça-feira, 26, no Auditório Municipal, durante o II Fórum de Boas Práticas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com o tema “Acolher e viver: praticando a humildade na cultura de paz”, Tatiane promoveu palestras e encontros, envolvendo alunos, professores e famílias para a abordagem de temas como saúde, cuidado e humildade, buscando melhorar o ambiente escolar e também o ambiente familiar.

Em segundo lugar ficou o projeto “Batendo metas”, da orientadora educacional Andréa de Sá, que proporcionou no Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea) I a organização de equipes de monitoria, fazendo com que alunos com notas melhores em determinadas disciplinas pudessem ajudar os colegas com dificuldades, a fim de melhorar o desempenho no processo de aprendizado, criando uma rede de apoio e integração e evitando o desestímulo e a reprovação. O orientador educacional Joberto Pessanha Junior conquistou o terceiro lugar com o projeto “Musicalização para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, que apresentou aos alunos da Escola Municipal Amaro de Souza Paes as tradições sanjoanenses, exaltando a cultura do município por meio da música.

A orientadora educacional Simone Melo foi a quarta colocada. Ela trabalhou com o suporte do Grêmio Estudantil na Escola Municipal Dr. Newton Alves para as ações desenvolvidas, como as rodas de conversa que permitiram a reflexão e conscientização sobre vários temas, por meio do projeto “Grêmio Estudantil em ação”. O quinto lugar foi para o projeto “Oficina pais e filhos na construção da cultura de paz”, desenvolvido pela orientadora educacional Erica Pacheco na Creche Municipal Professor João Rodrigues Pinto. Ela promoveu vários momentos com a presença dos pais nas escolas, abordando temas como afeto, gratidão e paz e integração e incentivando atividades reunindo pais e filhos no ambiente escolar. Também foi homenageada com menção honrosa a orientadora educacional Gleyciane Roza, pelo trabalho desenvolvidos com os alunos da Escola Municipal Dr. Newton Alves que participaram da etapa deste ano da Ópera Mundial da Ciência.

O II Fórum de Boas Práticas reuniu orientadores educacionais de toda a rede municipal, que conta com 60 profissionais atuando nas escolas. Os vencedores receberam placas em reconhecimento ao trabalho realizado. Organizado pela coordenadores de Orientação Educacional da Semed, Elielson Rocha e Priscila Peixoto, o evento tem como objetivo compartilhar experiências sobre práticas desenvolvidas nas escolas que possam minimizar conflitos, combater o bullying, a violência e também evitar a evasão, a repetência e o baixo desempenho escolar. A ideia surgiu no ano passado, quando Elielson Rocha criou o projeto Sou da Paz, que foi incorporado à coordenação de Orientação Educacional. “Desde o combate ao bullyng até o incentivo no desempenho das disciplinas, nosso objetivo é que a escola seja um ambiente de harmonia, respeito e integração, que seja um espaço acolhedor tanto para os profissionais quanto para os alunos e também seus familiares”, explicou Elielson. “Incentivar as boas práticas têm apresentado resultados muito positivos nas escolas e nossos orientadores educacionais estão cada vez mais se empenhando para desenvolver projetos que promovam a conscientização nas escolas”, acrescentou Priscila Peixoto.

A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, endossou a importância do projeto Sou da Paz e do incentivo às boas práticas. “Educar é muito mais do que ensinar conteúdos, é formar cidadãos para a vida, para o convívio respeitoso na sociedade, na relação com a família, é tornar o ambiente escolar, como temos feito com a orientação educacional, um espaço onde nossos alunos sejam estimulados a zelar pela paz e harmonia”, ressaltou Angélica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *