São João da Barra esteve presente na reunião do Consórcio Público Municipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, no último sábado, 14, em Quissamã, durante o evento Caminhos do Açúcar.
Representando a prefeita Carla Caputi, o secretário municipal de Turismo, Edivaldo Machado, participou do encontro que reuniu integrantes dos 21 municípios membros do consórcio, além de lideranças políticas, empresariais e representantes do governo federal.
Edivaldo Machado, que também é presidente da Câmara Técnica do Turismo do Cidennf, destacou a importância do consórcio para a região. “A vinda do Freixo à região só reforça a força do Cidennf e o potencial do Caminhos do Açúcar, que tem papel fundamental nas ações em prol do fortalecimento do turismo da região”, afirmou.
O evento ocorreu no complexo de Senzalas de Machadinha, um local emblemático em Quissamã, onde os participantes foram recebidos pela presidente do Consórcio e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco.
Entre os convidados, estavam André Ceciliano, secretário de Assuntos Federativos da União; Eduardo Nascimento, do Ministério da Cultura; Paula Balduíno, do Ministério da Igualdade Racial; e o deputado estadual Jair Bitencourt.
Além das lideranças mencionadas, o evento contou com a presença de prefeitos e prefeitas que compõem o Cidennf, além do Sebrae e BNDES.
A Embratur tem como objetivo atrair um número crescente de turistas para o Norte e Noroeste Fluminense, promovendo a Rota Caminhos do Açúcar como um destino turístico de destaque nacional. A busca por investimentos contínuos visa a expansão do turismo na região.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a importância do evento para a transformação da região. “Essa região é uma potência. A dignidade aqui vai além da política. Nosso compromisso é garantir que ações concretas saiam do papel e mudem a vida das pessoas, por isso trouxemos representantes do BNDES, Ministério da Cultura, Sebrae e Fecomércio”, destacou Freixo.