MST ocupa fazenda da Usina Sapucaia

Campos dos Goytacazes

Na manhã desta segunda-feira (10), cerca de 400 famílias do MST ocuparam as terras da fazenda Santa Luzia, pertencentes à Usina Sapucaia, em Campos, para pressionar o governo a concluir o processo de adjudicação de duas matrículas que estão em tramitação no Incra-RJ. Por meio deste processo, o governo destina à União fazendas de devedores de impostos e créditos não pagos.

Como resposta à ação do MST, dois caminhões foram posicionados para barrar a passagem dos manifestantes.

De acordo com o governo, as áreas em questão serão destinadas à Reforma Agrária ainda neste ano e estão com os processos avançados na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional devido a dívidas que seriam superiores a R$ 200 milhões, incluindo mais de R$ 90 milhões em débitos previdenciários não pagos aos trabalhadores. Atualmente, as áreas são arrendadas pela Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro).

As 400 famílias estavam acampadas desde 15 de abril do ano passado às margens da BR-101, próximo ao Morro do Coco.

Assentamento mais antigo do RJ — O município de Campos abriga ainda o assentamento Zumbi de Palmares, o mais antigo do estado, com 30 anos de existência, onde vivem 506 famílias. Com mais de 8 mil hectares, o polo é um dos maiores produtores regionais de aipim e de abacaxi, cuja safra ultrapassa 100 toneladas anuais.

About The Author

Arnaldo Neto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *