Campanhas de conscientização por Carnaval seguro em SJB

SJB

Para garantir “A Melhor Folia” em São João da Barra, a Prefeitura está preparando uma série de ações de conscientização visando a segurança dos foliões de diferentes idades. Abordagens contra assédio sexual e exploração infantil, além de combate ao racismo, à homofobia e à direção perigosa estarão no foco de campanhas realizadas durante o seis dias da folia sanjoanense, principalmente na Avenida do Samba.

Entre as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) estão uma campanha especial de proteção às crianças e adolescentes e outra voltada ao combate do racismo. Mensagens serão divulgadas nos telões de Led e guarda-corpos ao longo da Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Frases como “Brinque o Carnaval sem brincar com os direitos da criança e do adolescente” e “Racismo não é opinião, nem piada, é crime” fazem parte dos alertas.

Outro enfoque, contra o assédio sexual, traz mensagens como “Não é não” e “Ela bebeu demais, ofereça ajuda, não se aproveite”, enquanto o combate à homofobia é reforçado com frases como “A empatia contagia, abrace a diversidade” e “Respeite as monas, as minas e as manas, Carnaval é diversidade”. Há ainda alertas sobre não fazer “xixi” fora dos banheiros, “se beber, não dirija”, “sem camisinha não rola” e sobre descartar o lixo nos locais corretos.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Aline Pontes, de todas as ações de conscientização realizadas pela Prefeitura durante o Carnaval, a proteção das crianças e adolescentes exige uma atenção ainda mais especial. Para isso, medidas preventivas são realizadas em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Departamento de Infância e Adolescência.

Equipes estarão espalhadas pela Avenida realizando abordagens, distribuindo materiais informativos e fornecendo números úteis para denúncias de abuso e violência contra crianças e adolescentes. Além disso, haverá uma ação educativa com os ambulantes, reforçando a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.

“Nossa prioridade é assegurar um ambiente mais seguro durante o Carnaval e em todas as épocas do ano. E temos uma novidade. Pela primeira vez, vamos fazer uma campanha também contra a discriminação racial junto com o Conselho da Igualdade Racial”, contou Aline Pontes, ressaltando que as campanhas integram as ações contínuas da SMASDH, que busca, ao longo do ano, promover a prevenção, orientação e proteção integral dos sanjoanenses.

Posto para identificação de crianças – Como ponto de referência, será montado entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, das 18h às 22h, um posto para identificação de crianças, que funcionará no prédio do Procon, localizado na Rua São Benedito, nº 139, bem no início da Avenida do Samba. Lá os pequenos foliões vão receber pulseiras com seus nomes, dos responsáveis e telefones de contato, facilitando buscas em caso de desencontros.

“O objetivo principal é garantir a segurança e a rápida localização de crianças que se perderem dos responsáveis, além de promover a conscientização e a prevenção contínua contra abusos”, destacou o diretor de Infância e Adolescência e conselheiro de Direitos da Criança e do Adolescente, Mayck Lalanga.

Em caso de algum desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes, o contato pode ser feito com o Disque 100, Conselho Tutelar no (22) 998646230 ou com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por meio do (22) 999153153.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *