Entrega do Diploma Narciza Amália dia 28 de março na Câmara de São João da Barra

SJB

Com o objetivo de mostrar a força e a importância da mulher na sociedade, a Câmara de São João da Barra vai realizar, no próximo dia 28, às 19h, a entrega do Diploma Mulher Cidadã Narciza Amália a 13 mulheres, tradicionalmente indicadas pelos vereadores. A festividade será marcada também pela outorga da Medalha Narciza Amália que, desta vez, será concedida à sanjoanense, Edilane Rangel Gomes, que foi esposa do saudoso vereador Franquis Arêas.

– Receber esta homenagem tão importante pela trajetória do meu saudoso esposo é um momento de emoção e gratidão. Me sinto muito honrada. Agradeço à Câmara e à presidente Soninha Pereira por este reconhecimento e, principalmente, por todo carinho e respeito com a nossa família – diz a homenageada.

A premiação foi instituída pelo Legislativo em 2013 e leva o nome da mais famosa poeta sanjoanense, também conhecida por ser a primeira jornalista profissional do Brasil. “É sempre muito importante reconhecer o papel da mulher na sociedade. Quero dar os parabéns a todas as mulheres que serão homenageadas e, em especial, a nossa querida Edilane, que era esposa do nosso amigo Franquis. Por trás de todo grande homem existe uma grande mulher e Edilane é uma pessoa maravilhosa, educada, exemplo de mãe e esposa e merece todo esse reconhecimento”, justifica a presidente do Legislativo, Sônia Pereira.

História – Natural de Quixaba, 5º distrito, Edilane nasceu no dia 05 de dezembro de 1984. Filha de Neuzira Gomes Rangel e Edgard Ribeiro Gomes, tem três irmãos e três sobrinhos. Seus avós maternos, Maria Antônia e Manoel, também fizeram parte de sua criação. 

Fez o ensino fundamental nas escolas municipais, Manoel Luis Nogueira (em Quixaba) e Manoel Alves Rangel (em Folha Larga). Optou por cursar o Ensino Médio à noite, pois trabalhava como secretária em um consultório odontológico durante o dia. Sonhava em fazer faculdade de Fisioterapia, mas sua família não teria condições de custear todas as despesas. Então, seu padrinho Chico da Quixaba, atual vice-prefeito de SJB, falou que arcaria com as mensalidades. “Tenho profunda gratidão ao meu padrinho. Se não fosse ele, a minha família e o meu saudoso esposo Franquis, eu não teria concluído o meu ensino superior”, diz.

Ela fez estágio em vários hospitais de Campos e, depois de formada, continuou estagiando na Santa Casa de Misericórdia de Campos. Depois, foi contratada pelo hospital para integrar a equipe da doutora Grazielly Rangel, coordenadora à época. “Ela me acolheu de braços abertos e me deu uma grande bagagem de conhecimentos”, recorda.

Edilane foi casada por quase 21 anos com Franquis. Os dois se conheceram no final dos anos 1990 quando ele era motorista de Chico da Quixaba (vereador, na época) e frequentava a casa de sua família. Porém, nunca imaginou que ali estava o amor da sua vida e o pai dos seus filhos. Em 2003, começaram a namorar e, aos poucos, foram construindo uma relação de cumplicidade, amor, respeito, lealdade, amizade e fidelidade. Dessa união e amor, nasceram seus dois filhos: Pedro (13 anos) e Antônia (4 anos).

– Tive a benção e a honra de dividir a vida com um ser humano íntegro, amigo, conselheiro, parceiro, educado, bondoso; um exemplo de ser humano, esposo, pai, filho, irmão, amigo. Um gigante na sua missão como vereador; muito leal aos seus. Era muito fácil conviver com ele, tê-lo por perto… Porque ele era raro e diferenciado. Agradeço a Deus por tê-lo comigo durante esse tempo e ter construído a nossa família – conta. 

Franquis faleceu no dia 17 de outubro de 2023, em seu quarto mandato consecutivo como vereador. “Ele era apaixonado pelo município, tinha uma enorme gratidão aos munícipes pela confiança a ele depositada e lutou bravamente por cada sanjoanense”, recorda, acrescentando que o marido também tinha muito orgulho e gratidão por ter sido secretário Municipal de Transportes (2000 a 2004). 

A homenageada ressalta, ainda, que agradece à Câmara por ter dado ao novo prédio, o nome do seu amado. “Isso mantém viva a memória e o seu legado, não apenas na história desta Casa, mas no coração de cada pessoa que foi impactada por suas ações. Ele sempre acreditou que a política é um instrumento de transformação e com dedicação e compromisso era possível construir um futuro melhor para os sanjoanenses”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *