O Balneário de Atafona vai receber mais uma feira de adoção de animais, organizada pela Prefeitura de São João da Barra, neste sábado, 14. Estarão disponíveis para adoção cães e gatos resgatados por protetores e cadastrados no Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) da Secretaria Municipal de Saúde. A feira vai funcionar das 9h às 13h, com a presença de uma médica veterinária e duas auxiliares de veterinária para a realização de exames e orientações aos futuros tutores.
Esta é a primeira edição do ano, mas outras duas já estão sendo preparadas para serem realizadas na alta temporada, em Grussaí e no Açu — datas e horários ainda serão definidos. No ano passado, cinco foram promovidas pelo NCZ, com 28 animais adotados. Durante todo o ano, tutores temporários cadastram esses animais para adoção no NCZ. Os cães e gatos são levados para as feiras pelas pessoas responsáveis pela inscrição. Caso não haja tutores interessados, eles retornam para as mesmas residências de acolhimento temporário.
— Quem estiver interessado em adotar um animal deve comparecer ao local da feira. Os novos tutores precisam ter mais de 18 anos e levar documentos de identificação. Quem tiver menos de 18 anos também pode visitar a feira, mas para efetivar a adoção precisa do aval de um responsável legal — explica o diretor do NCZ, Marcos Machado.
Além de promover feiras de adoção, o NCZ mantém um serviço permanente de cadastro de pessoas interessadas em adotar um animal, mantendo contato com protetores que resgatam cães e gatos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3199-9631 – ramal: 213.