Farmacêuticos responsáveis técnicos das farmácias que funcionam em São João da Barra participaram da “Capacitação em Inspeção Sanitária de Farmácias Comerciais”, promovida pela Prefeitura nesta sexta-feira, 20, no Palácio Cultural Carlos Martins. A ação faz parte do Educavisa, projeto de educação em Vigilância Sanitária desenvolvido pelo Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo foi orientar sobre os procedimentos e exigências referentes ao processo de licenciamento sanitário, como documentação obrigatória, instalações adequadas da estrutura física, armazenamento de medicamentos, organização da farmácia, comercialização e dispensa de medicamentos e perfumaria.
A capacitação foi ministrada pela farmacêutica auditora fiscal de Vigilância Sanitária, Fernanda Fraga Pessanha. “A intenção em promover essa capacitação foi otimizar o tempo das farmácias para aquisição da Licença Sanitária, tendo em vista que os responsáveis técnicos, ao saberem das exigências, vão providenciando os reparos nas instalações físicas e os documentos necessários para serem apresentados na inspeção”, explicou Fernanda.
Para a farmacêutica Patrícia Rangel, que atua numa rede de farmácias do município, essa capacitação foi importante para aproximar a Vigilância Sanitária da classe e principalmente para ajudar na adequação e regulamentação das farmácias. “Esse diálogo vai facilitar o nosso dia a dia e o trabalho junto aos donos da farmácia, além de melhorar o atendimento junto à clientela”, disse Patrícia.