Calendário escolar será adaptado para alunos do Elysio de Magalhães e Dofec

Educação

O retorno à sala de aula precisou ser adiado para alguns alunos da rede pública municipal de São João da Barra devido a adequações nos prédios, inclusive com elevadores de acessibilidade e quadras poliesportivas em determinados casos. Estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Elysio de Magalhães, em Barcelos, e de 6º ao 9º ano da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec), na Sede, vão começar o ano letivo no início de março. É o prazo para que a Secretaria Municipal de Educação prepare uma estrutura provisória com módulos climatizados, com todo aparato de segurança e logística. De acordo com a secretária Angélica Rodrigues, o calendário letivo será adaptado.

No caso do Dofec, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) já iniciaram o ano letivo, no dia 6 de fevereiro. Como as aulas são no período noturno, eles foram remanejados para o Ciep 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, que contava com salas disponíveis neste turno. No mesmo local, desde dezembro, a secretaria do Dofec funciona de forma provisória. A tendência é que os módulos climatizados para os estudantes dos dois turnos do 6º ao 9 ano sejam instalados também no Ciep.

No Elysio, os alunos do 6º ao 9º ano e da EJA foram para salas no Colégio Estadual Raimundo de Magalhães, cedidas pela Secretaria Estadual de Educação. Já os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental vão utilizar, a partir de março, os módulos climatizados que serão instalados na localidade. A secretaria, temporariamente, funciona em um imóvel na Rua Clemilton Silva Pinto, s/n, próximo ao Elysio.

— Os módulos climatizados contarão com todo aparato de saneamento, segurança, acessibilidade e logística. Pedimos aos nossos estudantes e seus responsáveis que se atentem a informações nos canais oficiais da Prefeitura e que, em caso de dúvidas, procurem a secretaria da unidade escolar para esclarecimentos. Sempre prezamos pelo bem-estar dos nossos alunos e colaboradores, e não medimos esforços para manter uma educação em alto nível — pontuou Angélica Rodrigues.

A secretária também falou sobre o andamento das obras nas escolas da Sede e Barcelos. “Daqui a alguns meses a prefeita Carla Caputi vai entregar a reforma dessas escolas. Uma reforma total, com troca de pisos, janelas, elevador de acessibilidade, uma estrutura ainda mais acolhedora. Sem contar com a tão sonhada quadra poliesportiva”, destacou.

Outra unidade que passou por alguns reparos foi a Escola Municipal Dionélia Gonçalves Santos, em Atafona. Por lá, as aulas serão iniciadas nesta segunda-feira, 13. Angélica esclarece que o calendário escolar será adaptado a cada realidade, para que os alunos da rede pública municipal não sejam prejudicados. “A Secretaria de Educação está providenciando tudo para que os alunos não tenham nenhuma perda”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *