Nesta quinta-feira, 16, quando a Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho se transforma na Avenida do Samba, palco do maior carnaval de rua do interior do Estado do Rio, a chave simbólica de São João da Barra será entregue pela prefeita Carla Caputi aos dançarinos Arthur Lima e Pauline Penha, Rei Momo e Rainha do Carnaval 2023, que terão a missão de comandar a festa até o dia raiar na quarta-feira de cinzas.
O concurso foi realizado na noite desse domingo, 12, no palco do Largo Mariquinha Salva, no letreiro turístico, e contou com a participação de Bruno Germano e Yara Teixeira, Rei e Rainha da última edição, em 2020.
Arthur Lima tem 30 anos e há 13 se dedica à dança. Graduado em Educação Física, tem formação em jazz e é professor de estilleto street dance. Ele participou pela primeira vez do concurso e prometeu espalhar sua essência, alegria, samba e o amor que sente por São João da Barra durante seu reinado. “Principalmente depois da pandemia que vivemos, desejo que esse retorno do carnaval para as ruas seja de amor, integração, diversão e, principalmente, de união”, destacou o Rei Momo, bailarino da comissão de frente da Escola de Samba Congos.
Professora de jazz, ballet e dança do ventre, Pauline tem 20 anos e há 15 a dança faz parte da sua vida. Passista da Escola de Samba Chinês, ela participou pela terceira vez do concurso. Estudante de zootecnia e também artesã, a bailarina comemorou a vitória. “Me sinto honrada em poder representar o carnaval da minha cidade. Espero levar alegria e inspiração através do meu samba para todos os foliões”.
Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o concurso premiou o Rei Momo e a Rainha do Carnaval com R$ 1,5 mil para cada um dos vencedores.