Alunos das escolas municipais João Batista Alves (Amparo) e Francisco Alves Toledo (Água Preta) participaram de um tour cultural, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, nesta terça-feira, 14. O objetivo é o acesso à cultura, e aos equipamentos culturais do município. Nesta quarta-feira, 15, será a vez das escolas Manoel de Souza Gomes (Barra do Jacaré) e Luiz Délio Mendonça (Campo de Areia).
O tour cultural começou pela Estação das Artes Derly Machado, com explanação da história ferroviária local, e pela praça de Santo Antônio, onde acontece parte do Circuito Junino. E seguiu pela Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, transformada nessa época do ano na Avenida do Samba, onde os alunos conheceram a história do carnaval e do Clube Democrata. Também foi abordado a história da Marinha do Brasil, presente no município por meio de uma agência da Capitania dos Portos.
Em seguida, na Rodoviária Dr. Fernando Hélio Pinheiro, os estudantes da rede pública municipal ouviram um pouco da história do transporte rodoviário. Ainda na rua Barão de Barcelos, a história das palmeiras imperiais e do canhão da rainha, localizado em frente à Prefeitura. Os alunos também estiveram no Centro Cultural Narcisa Amália, na Casa de Câmara e Cadeia, na praça da Igreja Matriz de São João Batista, Cais do Imperador, e tiveram acesso à história do Conhaque de Alcatrão São João da Barra.
A visita prosseguiu pelo Palácio Cultural Carlos Martins, onde funcionou o antigo grupo escolar, terminando no Cine Teatro São João, com apresentações de dança, música e teatro, contando com participação especial do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, que ensinaram os primeiros passos para aprender a sambar.
Morador de Rua Nova e aluno da Escola Municipal João Batista Alves, Jaquison Ribeiro de Abreu, 13 anos, está no 5º ano. Um dos estudantes que participaram do tour cultural, ele comentou sobre a experiência do projeto. “Estou muito contente em poder participar desse passeio, conhecer melhor a cidade e os prédios históricos que eu não imaginava que fossem tão bonitos. Outra parte que gostei bastante foi a oportunidade de dançar com o Rei Momo e a Rainha do Carnaval”, declarou Jaquison.