Os Indianos celebram o bicentenário da Independência na Avenida do Samba

Cultura

Não há quem conheça o carnaval de São João da Barra e não saiba ao menos um trecho da marcha-rancho que embala o tradicional bloco “Os Indianos”. Se a música já está mais do que pronta — é a mesma desde a fundação, em 1930 —, o empenho da diretoria é para finalizar as fantasias e alegorias para passar, na noite de segunda-feira, 20, mais uma vez pela Avenida do Samba. O tema escolhido para este ano é o “Bicentenário da Independência do Brasil – 1822 a 2022”.

O bloco comemora 93 anos neste carnaval. Os preparativos são intensos, para dar conta do recado. “Iniciamos o trabalho no dia 25 de janeiro e a previsão é de que até o sábado de carnaval esteja tudo pronto para o desfile. Estamos trabalhando dia e noite. No momento, estamos atuando nas confecções das fantasias e do carro-chefe. Tenho certeza de que os serviços serão concluídos dentro do prazo e será mais um ano de sucesso na avenida”, destacou o presidente dos Indianos, Joaquim Thomaz de Araújo Moreira, que está à frente da diretoria desde 1999.

Cerca de 250 componentes estarão participando do desfile. Na comissão de frente, um tripé com um banner, com a logomarca do bloco e uma foto de Dom Pedro I. Em seguida virão cinco alas: a das camisas, denominada “Pátria Amada Brasil”; e as da cobra, da oca, do macaco e da canoa.

Na sequência, o carro alegórico intitulado “Jardim da Alegria”, a ala “Brasil Terra de Índios Guerreiros”, com as tradicionais indumentárias indígenas. Fechando o desfile, o carro-chefe, “A Conquista pela Independência”, trará bandeiras do Brasil, oca e ilustrações que remontam ao Dia da Independência, quando ecoou o grito de Dom Pedro I — “Independência ou morte” —, às margens do Rio Ipiranga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *