Luxo, brilho, criatividade e muito samba no pé. Mais uma vez as escolas de samba Congos e Chinês, que estão celebrando 90 anos, proporcionaram um espetáculo inesquecível para o público que lotou a Avenida do Samba no domingo, confirmando a tradição de São João da Barra de promover o melhor carnaval do interior do Estado do Rio.
Primeira escola a se apresentar, Congos levou o clima das festas juninas para a festa de Momo. O enredo “Nesta noite sob a luz do luar Congos canta uma festa no arraiá”, foi contado pelos 250 componentes que encantaram e empolgaram o público. A escola desfilou com quatro carros alegóricos, incluindo o abre-alas e o carro-chefe, e quatro alas.
O Chinês reeditou este ano o enredo “Sou nobre e guerreiro nesse Brasil festeiro”, de 20 anos atrás, convidando o público a uma viagem por todo o país, com sua diversidade de costumes, festas e tradições. A escola também desfilou com quatro carros, incluindo abre-alas e carro-chefe, três alas e levou para a avenida 300 componentes.
As duas escolas repetem o espetáculo na terça-feira de carnaval. O Chinês será o primeiro a entrar na avenida, às 21h, seguido do Congos, às 23h. A ordem dos desfiles é definida por sorteio.