Moradores aprovam construção do Calçadão no lugar de ferrovia desativada

geral

As obras de construção do Calçadão no vão central das quatro faixas da Avenida São Fidélis, que tiveram início no cruzamento com a Rua Max Vasconcelos, no bairro do Caju, prosseguem na altura do bairro Pecuária. Os trabalhos compreendem na remoção dos dormentes, dos trilhos e das pedras que formam o leito da antiga Ferrovia Campos-Recreio (MG). Moradores aprovam a obra, que já muda o aspecto dos bairros, porque põe fim ao mato e lixo entre os dormentes, ao longo da via férrea no perímetro urbano.

No processo de construção do Calçadão, que terá extensão de 2.500 metros, máquinas e homens fazem a remoção dos materiais da via férrea (dormentes, trilhos e britas graduadas) e, em seguida, é feita a terraplanagem, a colocação de meios-fios, a construção da base com saibro e pó de pedra e assentamento dos bloquetes inter travados.

A obra, realizada pela Prefeitura de Campos, ocorre após a autorização obtida pela Prefeitura, na Secretaria de Patrimônio da União, em concordância com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária do antigo ramal ferroviário que ligava Campos às cidades mineiras de Recreio, Cataguazes, Leopoldina, Ubá, Barão de Camargo e Belo Horizonte.

Os moradores não escondem a felicidade por serem beneficiados com a obra que vai contemplar os bairros do Caju, São Clemente, Comunidade da Baleeira, Parque Leopoldina, Pecuária e Nova Brasília.

MORADORES APROVAM A OBRA

“Eu nasci na comunidade e moro há 62 anos próximo da linha do trem. Nem eu nem nenhum outro morador imaginou que um dia a comunidade fosse receber uma obra tão importante como esse Calçadão. Dá uma alegria forte na gente, porque demonstra que as autoridades se importam com a gente. Esse Calçadão melhora nossa vida, porque acabou com o lixo, com os entulhos e o mato que há muito tempo existia ao longo da linha do trem, que já não passa mais por aqui faz tempo. Mas o melhor é o Calçadão, que mudou a cara do lugar”, disse Rosine Alves, que aproveitou o Calçadão para pedalar no trecho concluído, antes mesmo de ser inaugurado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *