A segunda etapa do projeto piloto “Bike Livre” em São João da Barra disponibiliza, gratuitamente, 30 bicicletas para prática esportiva, lazer e mobilidade urbana em cinco pontos da Sede do município (nas praças da Chatuba, de São Pedro, de Nossa Senhora dos Navegantes, Centro de Emergência e Rodoviária) e na Unidade Mista de Saúde do Açu. O funcionamento teve início nesta quinta-feira, 2, e vai até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Na primeira etapa, realizada entre os dias 29 de janeiro e 27 de fevereiro em Atafona, Chapéu de Sol, Grussaí e Açu, foram registrados 956 atendimentos. Os interessados em utilizar as bicicletas deverão entrar no site www.bikelivresjb.com.br, baixar o termo de responsabilidade enviado para o email informado no cadastro, assinar digitalmente no ato da retirada da bicicleta e enviar o documento para o email (aqui). No ato do cadastro é necessário anexar foto do documento de identificação e comprovante de residência em nome do solicitante.
As bicicletas, que possuem um chip com GPS para que seja feito o monitoramento, poderão ser utilizadas por até duas horas ininterruptamente. Para garantir a segurança dos usuários são fornecidos capacetes. A idade mínima para utilizar as bicicletas é 16 anos. Os usuários com menos de 18 anos devem apresentar a assinatura digital do responsável legal.
— A nossa meta é incentivar a prática esportiva e a atividade física, garantindo a saúde e a qualidade de vida do sanjoanense, além de facilitar a locomoção das pessoas que precisam resolver compromissos e diversos assuntos como, por exemplo, agendamento de consultas e exames, pagamentos bancários, pequenas compras ou qualquer outra tarefa do cotidiano que possa vir a ser feita com o acesso gratuito às bicicletas do Bike Livre — disse o secretário municipal de Esportes, Caio César Serra.