Está prevista para ser entregue na próxima segunda-feira (3), a obra da nova ponte sobre a Estrada dos Ceramistas, no Canal de Tócos, que fica no quilômetro 7,5 da RJ-238. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a pavimentação asfáltica da ponte e acessos é a última fase da obra, e já está ocorrendo, mas devido às condições climáticas locais, a previsão é que o trânsito seja liberado a partir de segunda-feira. Até lá, a via segue com o tráfego totalmente interrompido no trecho da RJ-238, compreendido entre a RJ-216 e a Estrada do Carvão (cerca de 5,2 km).
O custo da construção, que teve início no dia 2 de maio, está avaliado em R$ 2.444.418.48.
No final de 2019, outra ponte da Estrada dos Ceramistas foi interditada e a obra durou muitos meses. O tráfego de veículos só foi liberado em julho de 2020. A interdição da rodovia provocou congestionamentos no trecho alternativo à BR-101, que passa pela área urbana de Campos.
Antiga ponte teve que ser demolida por problemas estruturais
Segundo o DER-RJ, a antiga estrutura da ponte do Canal de Tócos, que era de metal, foi demolida, pois apresentava sinais de rompimento. Em dezembro de 2019, outra ponte de metal da Estrada dos Ceramistas, que fica sobre o canal Campos-Macaé, estava sob risco de colapso e também passou por intervenção. O tráfego de veículos só foi liberado em julho de 2020.
Ainda de acordo com o DER, a nova estrutura é de concreto armado e foi pré-fabricada em concreto protendido. É um tipo de estrutura que utiliza armações feitas com barras de aço e tem uma elevada resistência à compressão.
Estrada dos Ceramistas
A Estrada dos Ceramistas (RJ-238) tem aproximadamente 12 quilômetros de extensão e liga a BR-101, na altura da localidade de Ururaí, à localidade de Donana, ambas em Campos. A pista também é muito utilizada como acesso à praia de Farol de São Tomé e ao Porto do Açu, sem passar pelo centro de Campos.