Com o apoio das equipes do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, um homem de 24 anos de idade, natural do Paraná, voltou para a sua cidade de origem e para o convívio de seus familiares. O prefeito Wladimir Garotinho acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho encontrou os dois e as equipes que participaram do resgate nesta sexta-feira (17).
Ele morava nas ruas de Campos há cerca de 3 anos, tempo que não fazia contato com a família, que achava que ele já estava sem vida. O final feliz dessa história, com o reencontro dele com a mãe, aconteceu nesta quinta-feira (16).
Arnaldo é da cidade de Candói, no Paraná, e vivia nas proximidades da Praça da Lapa. Um morador do bairro sempre via o rapaz por ali e resolveu entrar em contato com uma tia dele através das redes sociais avisando que ele estava em Campos. A partir do contato, o setor de assistência social do município paranaense entrou em contato com o Centro POP para que o órgão ajudasse nas buscas do Arnaldo.
O Centro POP, com a sua equipe, iniciou a busca ativa e encontrou o Arnaldo, que é paciente psiquiátrico e possui histórico de fugas. Ele foi encontrado no início desta semana, passou por consulta médica e por diversos serviços no Centro Pop, como banho, corte de cabelo e barba. Após ser encontrado, ele fugiu duas vezes, mas foi ser localizado.
A equipe de assistência social e a mãe do Arnaldo chegaram hoje na cidade para buscar o rapaz. A Melissa de Souza, assistente social responsável pelo setor de saúde mental de Candói, agradeceu a ajuda do município no resgate do Arnaldo.
“Eu quero agradecer muito ao prefeito Wladimir, ao Centro Pop, porque juntos nós conseguimos fazer o resgate de uma pessoa. Uma pessoa vale muito para a sua família e para todos nós como pessoa e como profissionais”, disse.
“Nós conseguimos fazer esse reencontro com a mãe, que não via o filho há três anos. Foi muito emocionante para todos nós. É importante pontuar a participação da população, em especial esse morador da Lapa que ajudou.”, disse a coordenadora do Centro POP, Polliana Soares.
Diariamente, o Centro Pop realiza atendimentos direcionados às pessoas que vivem em situação de rua. Eventualmente, pessoas desaparecidas podem estar nessa situação. As equipes do Centro Pop promovem a abordagem nas ruas para oferecer os serviços, mas caso haja resistência, são oferecidos cobertores e agasalhos. O Centro Pop fica na Rua Barão da Lagoa Dourada, 23, no Centro. O telefone para contato é o (22) 98179-4308.