Entre os assuntos apreciados pelos vereadores de São João da Barra na sessão desta terça-feira (11), a educação ganhou destaque. Em conjunto, Sonia Pereira, Carlos Machado da Silva (Kaká) e Analiel Vianna fizeram requerimento à Secretaria de Educação para que viabilize com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a colocação de guardas municipais ou policiais em todas as escolas existentes no município. Pedido semelhante foi feito por Chico da Quixaba, que sugeriu ao Executivo, a elaboração de um projeto de lei visando criar o Programa de Segurança nas Escolas.
– Isso que aconteceu no Brasil, com essas famílias que perderam seus filhos, é muito triste. Então, a gente tem que preservar e prevenir – disse Sonia. “Recebemos dezenas de mensagens de pais desesperados pedindo atenção para segurança nas escolas”, observou Kaká. O vereador Analiel também contou que recebeu inúmeras ligações. “E assunto repercutiu no Brasil inteiro e é de apavorar”, disse Analiel, lembrando que a segurança nas escolas precisa ser vista como investimento.
Chico da Quixaba ressalta que, embora não haja registro de violência desse tipo nas escolas da região, a prevenção é sempre o melhor caminho. “Eu chorei vendo a fatalidade com aquelas crianças. Imagina os pais e as mães! Chegou a hora de prevenir porque não estamos livres não”, disse Chico. O presidente da Casa, Alan de Grussaí, elogiou a iniciativa dos colegas. “Somos de um tempo em que a sala de aula era lugar de segurança. A escola precisa ser segura para os alunos, para os profissionais da Educação e para a sociedade em geral”, concluiu.
Novidades – Em conjunto, o presidente da Casa, Alan de Grussaí e o segundo-secretário, Franquis Areas, requereram à Prefeitura, a inclusão, no Calendário Anual de Eventos do município, uma data para uma exposição de carros antigos. Segundo eles, São João da Barra tem muitos colecionadores e eventos dessa natureza contribuem positivamente para a economia do município. Por meio de requerimento, Analiel sugeriu ao Executivo, a implantação na disciplina “Educação financeira” nas escolas, a fim de formar jovens mais responsáveis financeiramente. Junior Monteiro indicou aumento salarial para os contadores concursados do Executivo. Por fim, o plenário aprovou duas indicações de Franquis: reforma das casas dos munícipes que se encontram no “Aluguel Social” e asfaltamento da estrada que vai para Iquipari, iniciando na Avenida Afonso Nunes até a lagoa.
A Casa também aprovou duas moções de aplausos. Uma de Kaká ao pastor Max, da 1ª Igreja Batista de SJB e outra de Sonia ao vice governador do Estado do Rio, Thiago Pampolha.