Começa nesta terça-feira (18), às 18h, e segue até quarta-feira (19) o Painel Regional: Empreendedorismo, Energia e Inovação, uma iniciativa da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação e apoio do setor produtivo e universidades públicas e privadas. Com o slogan “Campos, uma nova história: do petróleo às energias limpas e renováveis, o evento vai reunir o setor produtivo e debater as novas alternativas de energia. Veja aqui a programação (AQUI).
Atualmente, Campos é a segunda cidade do Estado do Rio de Janeiro com maior capacidade de energia renovável pelas condições favoráveis que possui. No primeiro dia, o painel acontece no auditório Miguel Ramalho, no Instituto Federal Fluminense (IFF – Campus Centro) e, no segundo dia, na Universidade Estácio de Sá, também às 18h.
– O momento é extremamente favorável, e Campos está ocupando posição privilegiada no setor de energia limpa. Só esta semana, o prefeito Wladimir Garotinho entregou a uma empresa as licenças ambientais para a instalação de mais duas usinas de energia limpa e renovável. Outra já está em construção. Durante esse Painel Regional, estaremos discutindo novas tendências nas áreas de energia limpa, inovação e empreendedorismo”, informa o secretário de Petróleo, Marcelo Neves.
Durante os dois dias, o evento será realizado em dois horários, com dois a três palestrantes e debatedores em cada, sendo das 18h às 19h30, seguido de intervalo de 30 minutos, continuando em seguida, das 20h às 21h30. Neste primeiro dia, antes do intervalo, participam dos debates o IFF, Universidade Candido Mendes e a empresa 3E Energy e, depois, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Campos), Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) e TEC Campos Incubadora.
Na quarta-feira (19), segundo e último dia do Painel, os debates começam com ACIC, Porto do Açu, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae) e, após o intervalo, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Secretaria de Educação e Universidade Estácio de Sá. A Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação participará de todas as mesas de debate.
– O evento vai ter formato de pitch (pequenas apresentações) seguido de debate, ou seja, cada participante terá em média 5 minutos, podendo chegar a 10 minutos para que apresentem suas ideias e sugestões sobre a questão da mudança energética e novas oportunidades que isso representa na nossa região. Em seguida, após as apresentações curtas e objetivas, fica aberto o debate entre os palestrantes e o público -, informa o diretor de Inovação da secretaria, Luis Magalhães.
Entre as entidades que estão apoiando o evento estão a ACIC, CDL/Campos, Universidade Candido Mendes, Porto do Açu, Firjan, Sebrae, Universidade Estácio de Sá, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Federal Fluminense e TEC Campos Incubadora.