A Prefeitura de Campos, por meio das Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) realizará neste sábado (29), na Praça do Santíssimo Salvador, das 9h às 12h, um encontro de academias e grupos, celebrando o Dia Internacional da Dança. A ação faz parte do projeto “Cultura na Rua”, que visa levar aos mais variados pontos do município, espetáculos antes apresentados somente em teatros.
“É importante levarmos, ao povo, essa vertente cultural, que é tão forte na nossa cidade. A comunidade, em sua maioria, não vai aos teatros, perdendo a chance de contemplar o trabalho de nossas academias. Será uma manhã de muita arte, marcando o projeto Cultura na Rua, que tem lançado novos horizontes na difusão da arte”, anuncia a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
O evento terá as participações dos seguintes grupos: Tríade Estúdio Coreográfico; Ellen Bomgosto Centro de Danças; Academia Dance Simone Mateus, Movimento Estúdio de Dança; Centro de Artes Madeleine Rosay, Casa de Dança Beatriz Petrucci, Diná Benzi, Brenno (dança livre) e Estrela Brilha – Cosminho (passinho).
“Vamos juntos promover a democratização do acesso à cultura e levar as mais diversas manifestações artísticas para a Praça do Santíssimo Salvador. Não percam a chance de se encantar e se emocionar com a beleza da dança”, convida a diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Sylvia Paes.
SOBRE A DATA – Ao criar o Dia Internacional da Dança a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que se destaca na história da dança por ter escrito “Letters sir la Danse”, um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, editado em 1760. Mais tarde, acrescentou à obra textos sobre música e um ensaio sobre a dança na antiguidade, além de texto sobre a arquitetura de uma sala de ópera e libretos.