Estreitar o relacionamento institucional entre a Prefeitura de Campos e a Ferroport, empresa que opera o terminal de processamento e exportação de minério no Porto do Açu, com vistas a parcerias para desenvolvimento de projetos nas áreas social, cultural e de geração de emprego. Estes foram os principais temas da agenda do Prefeito Wladimir Garotinho nesta terça-feira (09), durante visita ao Porto.
Acompanhado de equipes das áreas do Desenvolvimento Econômico e da Cultura do Município, o Prefeito conheceu projetos da empresa e apresentou ao CEO da Ferroport, Carsten Bosselmann, e diretores, propostas de parcerias, dentre elas, a restauração do Solar dos Airizes, prédio histórico do Século XIX.
Foi acordado entre o Prefeito Wladimir e dirigentes da empresa, a criação de uma Comissão Mista de Trabalho, com gestores da Prefeitura e técnicos da Ferroport, para elaboração de projetos nas áreas da Cultura, Educação, Esporte e Empregabilidade, em conformidade com as diretrizes para investimento social privado.
Carsten Bosselmann avaliou que foi importante o encontro que marca o início da aproximação entre o município e a empresa.
“Estamos iniciando uma relação de aproximação institucional entre a Ferroport com Campos. Temos mais de 50% dos nossos colaboradores que moram na cidade e, da mesma forma que temos parcerias com São João da Barra, podemos viabilizar com Campos, voltadas para contribuir com a Cultura, o Esporte e outras áreas que beneficiam a população. Foi uma reunião proveitosa que, certamente, vai evoluir com a realização de projetos que passam pela avaliação dos nossos acionistas e critérios da Ferroport, que avalia os projetos com base na legislação”, pontua Carsten Bosselmann.
Wladimir Garotinho classificou o encontro como muito positivo, porque a empresa demonstrou boa vontade em se aproximar de Campos e firmar parcerias que beneficiam a população.
“Iniciamos conversas sobre a realização de projetos com a participação da empresa e acordamos em criar uma comissão para dar celeridade nas ações de parcerias institucionais. O Grupo de Trabalho vai atuar em conjunto na elaboração desses projetos. E vamos priorizar a restauração do Solar dos Airizes, um prédio histórico que abrigará um imponente museu com muitos dos seus símbolos de época em seu interior, contando a rica história, desde o apogeu da energia proveniente dos canaviais, do petróleo, até os dias atuais, da energia solar e eólica”, afirmou o prefeito.
O advogado Sênior, Pedro Araújo, também falou sobre o encontro:
“Podemos desenvolver a aproximação entre a Ferroport e a Prefeitura de Campos. Mais da metade das pessoas que trabalham conosco são de Campos e temos interesse em atuar no desenvolvimento de projetos voltados ao bem-estar das pessoas. Já realizamos o Projeto Biblioteca nas Escolas com a Prefeitura de Campos e podemos ampliar projetos na área do esporte. Por lei, o incentivo ao esporte, por exemplo, permite destinar até 2% do imposto de renda. Da mesma forma, podemos utilizar incentivos da Lei Rouanet para desenvolver projetos culturais, como teatro em escolas, bem como em outras áreas, como o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, em conformidade com o Programa Nacional de Apoio à Oncologia (Pronon), além do Fundo do Idoso, para o qual podemos destinar até 1% do Imposto de Renda, dentre projetos de outras áreas”, informou.
Também estiveram presentes, o gerente de Operações da Ferroport, Charles Serique; o diretor de Operações da Prumo Logística, Vinícius Patel; o diretor de Relações Institucionais da Prumo, Anderson Primo; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas e a Gerente de Arte e Cultura, Silvia Paes; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; o Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro; o Procurador Geral do Município, Roberto Landes; o seu chefe de Gabinete, procurador Luiz Francisco Boechat; o chefe de gabinete do prefeito, Thiago Ferrugem; além do assessor de gabinete, Eduardo Crespo.