Rodada de reuniões é realizada com artesãos do município Comandado por Edvaldo Machado e Vania Pantoja.

SJB

Artesãos do projeto Artesanato de São João da Barra participaram de uma rodada de reuniões entre os dias 15 e 23 de maio na Secretaria Municipal de Turismo e Lazer para discutirem o aperfeiçoamento de ações para o setor. Divididos por segmentos, sendo um a cada dia, 33 profissionais apresentaram as demandas e sugestões desde a produção até a exposição e comercialização dos produtos.

A ideia, de acordo o secretário municipal de Turismo e Lazer – pasta responsável pelo projeto Artesanato de São João da Barra –, Edvaldo Machado, é propor uma produção em grupos por segmento, envolvendo também novas capacitações, assessoria profissional qualificada e exposições em grandes feiras, podendo gerar encomendas volumosas e abrangendo desta forma mais de um fornecedor.

– Nesta rodada de reuniões ouvimos pessoas que trabalham com crochê, bijuterias, costura criativa, biscuit, taboa e comestíveis. Optamos pelas reuniões setorizadas, em dias e horários diferentes, para facilitar o diálogo. São profissionais especializados, com técnica apurada em seus segmentos, que contribuem para a construção da identidade artesanal do nosso município – explicou o secretário.

Um dos desafios levantados na reunião está relacionado ao setor de comestíveis, que definiu como meta resgatar produtos conhecidos do município, como o puxa-puxa e carrapito, além de criar novas receitas com frutas e legumes locais. Em uma segunda reunião com o segmento, participaram o secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto Viana, e o engenheiro agrônomo da Secretaria, Gustavo Perrout, que falaram sobre a qualidade da produção de matérias-primas como abacaxi, batata doce e do apoio aos agricultores desde a plantação até a colheita.

Ainda dentro do ramo de comestíveis, as artesãs surpreenderam os participantes ao apresentarem brigadeiros, além de licores e geleias, confeccionados tendo como ingredientes o tradicional Conhaque de Alcatrão São João da Barra e a cachaça Praianinha, ambos produzidos no município pelo Grupo Thoquino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *