Para marcar o encerramento das atividades da campanha Maio Amarelo em São João da Barra, a Secretaria Municipal de Educação promoveu na terça-feira, 30, no Auditório Municipal, uma formação sobre “Prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes”. Participaram gestores e equipe técnica das unidades escolares, que debateram o papel de cada um nesse processo de enfrentamento a violência infantojuvenil.
– Essa formação é o desdobramento das discussões realizadas pelo grupo de trabalho da equipe multidisciplinar sobre violação de direitos das crianças e adolescentes e faz parte do plano de trabalho para o ano letivo de 2023, visando o fortalecimento das ações através da construção de práticas sistematizadas de atuação preventiva e interventiva – explicou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
Os temas debatidos foram as formas de abuso sexual e exploração e como a escola deve agir na perspectiva de garantir a proteção integral, a divulgação do boletim informativo construído pela equipe multidisciplinar com as devidas orientações e etapas a serem seguidas e diálogo sobre como estabelecer vínculos de confiança com os alunos e sobre comunicação não violenta. Os temas foram abordados pelas assistentes sociais Bernardete Almeida e Fernanda Cordeiro e pelas psicólogas Enara Vieira e Luisa Duarte.